Os programas eleitorais dos candidatos a Prefeitura de Teresina, exibido nesta segunda-feira, homenagearam o Dia do Professor comemorado neste 15 de outubro. O diferencial do programa veio com a presença da Presidente Dilma Rousseff (PT) pedindo votos no programa de Elmano Férrer (PTB).
No programa, Dilma destaca os avanços no país e reforça a importância das parcerias das Prefeituras com o Governo Federal. "O Brasil cresce por inteiro porque temos uma boa política econômica. [...] Daí a importância de ter prefeitos que conheçam bem os problemas de sua cidade e querem trabalhar em parceria com o governo federal. Por isso, vamos fazer Teresina avançar, neste segundo turno peço seu voto para Elmano", disse a presidente. Durante o primeiro turno, a presença de Dilma Rousseff nos programas eleitorais foi inexistente.
No programa de Elmano Férrer foram destacados os avanços obtidos nos últimos dois anos, após as ações e programa implantados pelo petebista a frente do executivo estadual. Ele citou o reajuste de 22,22% concedido aos professores, o programa Professor Alfabetizado, programa 1 computador por aluno, colocação de ar condicionado em 70 escolas e duas creches com berçário. Além disso, citou ações que o prefeito planeja executar caso seja reeleito, como a recuperação das escolas, implantação de duas escolas de tempo integral, a entrega de fardamentos gratuitamente e ainda a refrigeraçãod e todas as salas de aula.
Já no Programa de Firmino Filho (PSDB) teceu críticas ao modelo administrativo adotado por Elmano Férrer em relação à educação. O tucano destacou que foi necessário uma greve de 87 dias do magistério para que os professores tivessem o reajuste de 22,22% determinado pelo Governo Federal. Mostrou ainda o exemplo da escola Laurindo de Castro, localizado na zona rural de Teresina, que, apesar dos bons resultados, não dispõe de estrutura para funcionamento.
O programa exibiu uma reportagem veiculada na rede Globo, mostrando que a referida escola não possui refertório, os ventiladores não dão conta a demanda e a escola não dispõe de laboratório de informática estando "desconectada com o resto do mundo". Firmino destacou a importância de se valorizar a educação e citou propostas como a autonomia financeira e gerencial das escolas, assim como eleições diretas para diretores das escolas.
Fonte: Portal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário