Foram cassados mais três vereadores na manhã desta terça-feira(10), durante sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
De acordo com os dados da assessoria de imprensa do TRE, com as perdas de cargo desta terça, o número de vereadores cassados já soma 15, somente em 2012.
Os três vereadores perdem o cargo por infidelidade partidária, todos por cinco votos a um. São eles: Gilson Borges Batista de Brasileira (172km de Teresina), que era filiado ao PTB e migrou para o PSB, Newton Rossi Bezerra Melo de Castelo do Piauí, que era do PRB e migrou para o PSB e Mirialdo Mota de Araújo, de Luís Correia (338 km) que foi eleito em 2008 pelo PSDB e mudou em seguida para o PPS.
Para o TRE em todos os casos a mudança de partido foi sem justa causa. No caso de Mirialdo Mota, a vaga que seria do suplente a figurar como primeiro da lista do PSDB, partido pelo qual foi eleito, não será ocupada por nenhum parlamentar, ficando a cidade com apenas oito vereadores até o próximo pleito.
Na mesma sessão, foram mantidos no cargo por unanimidade os vereadores: Wellington José de Souza de Colônia do Piauí (338 km de Teresiuna), que era do PCdoB e migrou para o PP e José Valdinar da Silva, de Padre Marcos (393 km), que era do PP e migrou para o PSB. O tribunal entendeu que a mudança de partido dos acima citados foi por justa causa.
Dos 145 processos ajuizados em sua maioria pelo Ministério Público do Estado do Piauí, 25 já foram julgados e a previsão do tribunal é que os 120 restantes sejam julgados até o fim de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário